Cubo do Conhecimento

O Cubo do Conhecimento

Era uma vez um grupo de professores discutindo interdisciplinaridade, na realidade, o como fazer para desenvolver um conteúdo matemático chamado "homotetia", isso mesmo homotetia.  Surgiram algumas idéias conforme as imagens abaixo:
Fig. 1 - Nas nossas discussões surge a observação de que os alunos perguntarias: Para que serve isso? Em função disso construímos a atividade de construção de uma cidade. A questão foi posta pelo professor de Inglês André Moraes de Miranda, componente da equipe.

Recomeçando sempre
Um grupo de professores de Mosqueiro aceita a ideia do Welli Nunes da Silva, Remigio/Donatila para nos reunirmos para entender melhor a proposta


A ideia inicial era utilizarmos os barbantes para construir as figuras planas e espaciais, a partir de um ponto foco, das saídas das linhas. Essa solução apresenta alguns inconvenientes, tais como necessidade de fixar os fios num ponto do piso ou da parede, as fitas adesivas não permitem esticar bastante o fio, as paredes não podem ser furadas aleatoriamente e as fitas também não ajudam, conforme verificamos. Precisávamos de algo mais prático. 
Em conversas com o Professor Dionelpho Júnior finalmente surge uma nova ideia: Construir um cubo, conforme desenhado no Geogebra, Fig 1 acima.
Assim surge a estrutura atual do Cubo do Conhecimento


Finalmente o cubo poderia ser montado e partiríamos para nossas atividades - Nossos sorrisos falam por nós, Professores Dionelpho Junior, Benedito Fialho e Roberto Cunha, sim, ficamos bastante contentes, a luta continua...


O Mundo 3D agora sendo mais apropriado para as aulas práticas.
Após a primeira atividade de matemática, com o uso do Cubo do Conhecimento, no encontro de formação Continuada na EMEIF Manuela Freitas, obtivemos os seguintes depoimentos:









Feitas as reflexões iniciais partimos para novos encontros de formação:




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